DESENVOLVIMENTO MORAL DA JUSTIÇA EM ESTUDANTES DE CURSOS DE DIREITO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPB

Francilene Araújo de Morais, Cleonice Pereira Santos Camino

Resumo


Este trabalho fundamenta-se na teoria construtivista de Lawrence Kohlberg sobre o desenvolvimento moral. O objetivo principal é verificar se o curso de Direito favorece aos seus estudantes um avanço no julgamento moral, já que lidam diretamente com conteúdos relacionados às noções de justiça e resolução de conflitos. Para atingir esse objetivo, foram entrevistados 142 estudantes de ambos os sexos, com idade média de 23 anos, distribuídos nas turmas de início, meio e fim dos cursos de Direito e de
Educação Física da UFPB. Note que este último curso funcionou como grupo controle, já que não lidam
diretamente com as diversas formas legais de resolver os problemas sociais. O instrumento utilizado foi: o
Defining Issues Test (DIT). Nos resultados, em relação ao escore de julgamento moral, verificou-se que,
para ambos os cursos, houve um avanço significativo, apenas, do início do curso para o meio do curso.
Ademais, verificou-se que, em relação ao julgamento moral, a média dos estudantes do curso de Direito foi
significativamente superior a média dos estudantes do curso de Educação Física. Com base nestes resultados, pode-se concluir que, na realidade, não apenas os conteúdos específicos dos cursos de Direito e de Educação Física como também a Universidade influencia o julgamento moral. Neste sentido, sugere-se que programas de intervenção moral sejam aplicados nos cursos universitários, em geral.

Palavras-chave: Desenvolvimento Moral. Direito. Educação Física.

Palavras-chave


Desenvolvimento Moral; Direito; Educação Física

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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