RECURSOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: PERSPECTIVAS DISCENTES

Michela Caroline Macêdo, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho

Resumo


A Educação Matemática tem se apresentado como uma importante área de pesquisa, preocupando-se sobretudo com os processos de ensino e aprendizagem de Matemática em diversos níveis de escolarização. Uma importante discussão nessa área refere-se aos recursos utilizados para ensinar e aprender Matemática. Este artigo analisou recursos no ensino de Matemática a partir da perspectiva dos estudantes de escolas do campo. Foram entrevistados 23 discentes na faixa etária de 8 a 12 anos, de duas escolas do campo localizadas em um Município do Agreste de Pernambuco. A metodologia consistiu de entrevista semiestruturada realizada individualmente com os alunos. A entrevista foi composta por perguntas sobre o perfil e concepções de Matemática e de seu ensino, incluindo também a apresentação de figuras tridimensionais de uma sala de aula para os alunos imaginarem uma aula de Matemática. Os procedimentos metodológicos facilitaram a verbalização dos estudantes e se mostraram eficientes para o alcance do objetivo proposto. Nas duas escolas, os estudantes apresentaram uma atitude positiva sobre a Matemática, mas associaram essa disciplina a procedimentos para resolver algoritmos. A maioria dos estudantes de ambas as escolas destacou como os principais recursos para o ensino e a aprendizagem de Matemática as resoluções mecânicas de “contas” de matemática no quadro de giz e as tarefas de memorização. As aulas imaginadas por eles reforçaram a ênfase nesses recursos.

Palavras-chave


Educação Matemática; Escolas do campo; Recursos para ensinar Matemática

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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