EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DOCENTES NOS COTIDIANOS ESCOLARES: PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS

Francisco Canindé da Silva, Wellington Vieira Mendes

Resumo


O artigo discute experiências pedagógicas docentes produzidas nos cotidianos escolares, a partir do reconhecimento de práticas didáticas, traduzidas em relatos de memórias de professores da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é fomentar a reflexão acerca do uso valorativo de práticas pedagógicas cotidianas, invisibilizadas por racionalidades hegemônicas, que vêm se constituindo como alternativas de emancipação educativa e social para seus praticantes pensantes. A metodologia utilizada tem como pressuposto epistemológico e político concepções multirreferenciadas no pensamento sistêmico-complexus, nos estudos dos cotidianos e nas noções de emancipação social inscritas na reinvenção das teorias sociais críticas, tendo na entrevista semiestruturada condição mais próxima da tradução de relatos de memórias pelos sujeitos envolvidos neste estudo. Resultante desse processo amplificado de compreender as experiências pedagógicas como caminho possível de transformação e emancipação social, foi possível identificar redes de conhecimentos existentes-possíveis criados pelos professores que vêm ressignificando suas práticas cotidianas e produzindo outros sentidos para a relação ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Experiências pedagógicas; Práticas docentes; Cotidianos; Emancipação social

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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