CAPITAL PSICOLÓGICO E MENTORIA NA ACADEMIA: estudo qualitativo e exploratório
Resumo
A mentoria é um estado relacional que visa desenvolver pessoas no âmbito de carreira e psicossocial. As instituições de ensino superior podem se beneficiar de práticas de mentoria como forma de melhor posicionar seus alunos no mercado de trabalho e na vida. O objetivo deste trabalho acadêmico foi investigar se as práticas de mentoria formal em ambientes acadêmicos contribuem para o desenvolvimento de capital psicológico. O estudo esteve circunscrito em um quase-experimento que buscou evidenciar os efeitos da mentoria no capital psicológico de 22 (vinte e duas) pessoas emparelhadas em um programa formal de mentoria. Deste total, 12 eram mentorados, seis do gênero masculino e seis do gênero feminino, e 10 mentores, sendo cinco homens e cinco mulheres. A pesquisa esteve vinculada ao curso de administração de uma instituição de ensino superior privada. Os resultados apontam para um efeito positivo da mentoria no capital psicológico dos respondentes ao longo do quase-experimento.
Palavras-chave
Capital Psicológico. Mentoria. Academia.
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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências
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