CARTILHA EDUCATIVA: INDICADORES CLÍNICOS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

Renata Clemente dos Santos Rodrigues, Thales Miranda de Farias, Ana Marcia Dantas Nobrega, Sabrina Leite de Souza, Arthur Michel Santos de Souza, Maria Luiza Marques Pereira Luiza Marques Pereira, Lindemberg Arruda Barbosa

Resumo


Objetivo: produzir uma cartilha educativa com os indicadores clínicos da Síndrome de Burnout em profissionais da enfermagem. Métodos: trata-se de um estudo de abordagem metodológica, a fim de construir uma cartilha educativa com orientações de saúde por meio  de um conteúdo informativo. O design gráfico foi desenvolvido a partir do site CANVA, com auxílio do Google imagens. O conteúdo da cartilha foi sustentado por busca utilizando as palavras chaves “Síndrome de Burnout” e “enfermagem” na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). O estudo não realizou coleta de dados em seres humanos, tornando assim a dispensa da de apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: a cartilha foi debatida e elaborada na intenção de gerar ao leitor entre o conteúdo e a didática da leitura com clareza e compreensão. Toda sua estrutura, como fonte, paleta de cores e ilustrações foi pesquisado e analisado para ser selecionado em suas partes mais importantes e necessárias, a fim de deixá-lo menor e mais didático para que o leitor tenha o interesse de consumi-lo do início ao fim. Conclusão: a cartilha educativa ressalta os riscos aos quais os profissionais da enfermagem estão inseridos, deixando-os alerta para possíveis casos e como buscar ajuda profissional adequada para seu tratamento, bem como meio de prevenção da Síndrome.

Palavras-chave


Enfermagem; Síndrome de burnout; Cartilha

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

Boa Leitura!