VALE A PENA SER PROFESSOR (A)? CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Jessyca Paula Marques de Melo, Fatima Maria Leite Cruz

Resumo


Essa pesquisa objetivou compreender a motivação/desmotivação para a docência de estudantes em formação inicial em cursos de Licenciatura em Pedagogia e as implicações acerca do futuro profissional. A literatura aponta que a docência se faz atrativa pela oferta de emprego, baixa concorrência no acesso às licenciaturas e a possibilidade de mobilidade social pela titulação, mas há ambiguidade na escolha dessa formação em face da desvalorização na prática quando o professor se depara com as condições precárias de emprego, baixos salários e adoecimento na carreira. Adotamos uma abordagem qualitativa e na coleta de dados aplicamos o instrumento questionário para 84 estudantes de cursos de Pedagogia de duas instituições de ensino superior: uma pública e outra privada; e em duas situações da trajetória acadêmica - estudantes iniciantes e concluintes do curso. Nas análises de conteúdo verificou-se que os estudantes de Pedagogia se encontram motivados na formação por questões afetivas, pela perspectiva de inserção profissional e pela possibilidade de ser agente de transformação do mundo, a partir da educação. Em relação às dificuldades, predominou a narrativa acerca da árdua rotina de ser aluno – trabalhador. Os estudantes da instituição privada visam o futuro profissional ligado à inclusão social, enquanto na instituição pública, emergiram fatores mais próximos da profissionalidade, com possibilidade de atuação em outras áreas, bem como seguir carreira acadêmica e garantia de estabilidade profissional com aprovação em concursos públicos.

Palavras-chave


Docência; Valorização/desvalorização; Motivação/Desmotivação

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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