DESENVOLVIMENTO MORAL DA JUSTIÇA EM ESTUDANTES DE CURSOS DE DIREITO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPB
Resumo
Este trabalho fundamenta-se na teoria construtivista de Lawrence Kohlberg sobre o desenvolvimento moral. O objetivo principal é verificar se o curso de Direito favorece aos seus estudantes um avanço no julgamento moral, já que lidam diretamente com conteúdos relacionados às noções de justiça e resolução de conflitos. Para atingir esse objetivo, foram entrevistados 142 estudantes de ambos os sexos, com idade média de 23 anos, distribuídos nas turmas de início, meio e fim dos cursos de Direito e de
Educação Física da UFPB. Note que este último curso funcionou como grupo controle, já que não lidam
diretamente com as diversas formas legais de resolver os problemas sociais. O instrumento utilizado foi: o
Defining Issues Test (DIT). Nos resultados, em relação ao escore de julgamento moral, verificou-se que,
para ambos os cursos, houve um avanço significativo, apenas, do início do curso para o meio do curso.
Ademais, verificou-se que, em relação ao julgamento moral, a média dos estudantes do curso de Direito foi
significativamente superior a média dos estudantes do curso de Educação Física. Com base nestes resultados, pode-se concluir que, na realidade, não apenas os conteúdos específicos dos cursos de Direito e de Educação Física como também a Universidade influencia o julgamento moral. Neste sentido, sugere-se que programas de intervenção moral sejam aplicados nos cursos universitários, em geral.
Palavras-chave: Desenvolvimento Moral. Direito. Educação Física.
Educação Física da UFPB. Note que este último curso funcionou como grupo controle, já que não lidam
diretamente com as diversas formas legais de resolver os problemas sociais. O instrumento utilizado foi: o
Defining Issues Test (DIT). Nos resultados, em relação ao escore de julgamento moral, verificou-se que,
para ambos os cursos, houve um avanço significativo, apenas, do início do curso para o meio do curso.
Ademais, verificou-se que, em relação ao julgamento moral, a média dos estudantes do curso de Direito foi
significativamente superior a média dos estudantes do curso de Educação Física. Com base nestes resultados, pode-se concluir que, na realidade, não apenas os conteúdos específicos dos cursos de Direito e de Educação Física como também a Universidade influencia o julgamento moral. Neste sentido, sugere-se que programas de intervenção moral sejam aplicados nos cursos universitários, em geral.
Palavras-chave: Desenvolvimento Moral. Direito. Educação Física.
Palavras-chave
Desenvolvimento Moral; Direito; Educação Física
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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências
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