UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TINKERPLOTS NA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

Arthemis Nívea Morais, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro

Resumo


O estudo objetivou analisar a aplicabilidade do software TinkerPlots na interpretação de gráficos estatísticos entre estudantes de duas escolas, uma situada no campo e outra na área urbana. Trata-se de uma pesquisa de campo e de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 12 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 14 anos. Eles foram organizados em duplas para resolverem uma atividade de familiarização com o software e suas ferramentas, sendo solicitados em seguida a resolver de forma mais autônoma problemas de relações entre variáveis. Os participantes apresentaram desempenho esperado, considerando a complexidade dos problemas, e suas respostas mudaram na medida em que eles utilizaram as ferramentas do software. Suas estratégias revelaram o uso frequente de contagem dos plots e também de relações mais e menos. Não foram observadas diferenças no desempenho e uso de estratégias dos alunos das duas escolas. Os resultados reforçam achados de estudos prévios e colocam em evidência a importância desse software para auxiliar estudantes de anos iniciais do Ensino Fundamental na organização de dados e interpretação de gráficos estatísticos.

Palavras-chave


Software TinkerPlots; Interpretação de gráficos estatísticos; Resolução de problemas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

Boa Leitura!