Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista TEMA - Revista Eletrônica de Ciências (ISSN 2175-9553)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Tema editada semestralmente pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (CESED), publica nas áreas das Ciências Humanas, Sociais, Tecnológica e da Saúde, trabalhos inéditos sob a forma de artigos, revisões bibliográficas, relatos de experiência, ensaios, resenhas de livros e cartas, na língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. O recebimento dos artigos para avaliação prevê as seguintes normas:

1-Cada autor (individualmente ou em coautoria) poderá submeter apenas um artigo por chamada da revista.

2-O número limite preferencial de autores não deverá ultrapassar a seis por manuscrito;

3-Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para reformulação por parte dos autores. Nesses casos, a equipe editorial, poderá solicitar quantas mudanças forem necessárias para a aceitação definitiva do texto.

4-O artigo encaminhado aos autores para reformulação deverá retornar ao Conselho Editorial no prazo máximo de 15 dias. Excedendo esse prazo será considerada nova submissão.

5-Se o artigo for aceito para publicação, a revista permite‐se introduzir ajustes de formatação. As modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas, somente serão incorporadas mediante concordância dos autores.

6-Os manuscritos resultantes de estudos que envolvem seres humanos deverão indicar os procedimentos adotados para atender a Resolução CNS 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, o número do protocolo de aprovação do projeto de pesquisa no corpo do texto, e encaminhar cópia do protocolo como documento suplementar.

7- Os trabalhos submetidos a publicação, os autores deverão encaminhar uma carta de submissão como documento suplementar que registre a responsabilidade pelo manuscrito e a transferência dos direitos autorais para a revista (modelos encontram-se em anexo, disponível em: "sobre" “Políticas” > “Modelo de Carta de Submissão de Trabalho”) assinada por todos.

8-Em caso de aceite do artigo, os direitos autorais a ele referentes, se tornarão propriedade exclusiva da Revista Tema, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada, e se obtida, fazer constar o devido agradecimento à referida revista.

Nota: Não serão aceitas colaborações que não corresponderem às normas fixadas.


SEÇÕES

1- Artigos livres: textos analíticos ou de relatos completo de investigação científica teórica ou de campo, referente a temáticas de interesse da revista (15 a 20 páginas);

2- Artigos para Dossiê: textos ensaísticos ou analíticos temáticos, procedentes de estudos e pesquisas originais, encaminhados a convite dos editores e/ou por chamada aberta (15 a 20 páginas);

3-Revisão Bibliográfica: reflexão a respeito de fatos e ideias relevantes publicadas nos últimos anos sobre determinada área do conhecimento, que demonstre interpretação própria do(s) autor(es) (13 a 15 páginas);

4-Relato de experiência: descrição, análise e discussão de experiências vivenciadas de interesse e relevância para revista e que contribuam para a literatura da área (13 a 15 páginas);

5-Ensaio: interpretação crítica de assunto que contribua para o aprofundamento do conhecimento. O texto deve ser original, problematizador, antidogmático e sobressair o espírito crítico do autor (13 a 15 páginas);

6-Resenha: análise crítica de obras recentemente publicadas no Brasil ou exterior. Permite inserir comentários e opiniões; julgamento de valor; comparação com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero (até 2 páginas);


APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS

a) Título- apresentar em letras minúsculas, com as iniciais em maiúsculas, em negrito, contemplar o conteúdo do artigo e não exceder 10 palavras;

b) Autores- nome(s) completo(s) do(s) autor(es) colocados abaixo do título, acompanhado(s) de um breve currículo que o(s) caracterize na área de conhecimento do artigo. O currículo e o endereço eletrônico devem se apresentar em rodapé indicado por asterisco. Os trabalhos que não apresentarem o endereço eletrônico serão automaticamente recusados;

c) Resumo em língua original e inglesa - as palavras em letras minúsculas. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, com limite de 150 e máximo de 250 palavras, incluindo espaços e em parágrafo único. Os artigos originais devem apresentar um resumo contendo: objetivos, método, resultados, discussão e conclusão. Os demais artigos devem apresentar nos seus resumos: introdução, objetivos, resultados, discussões e considerações finais;

d) Palavras-chave e Keywords - abaixo do resumo, indicar de 3 a 5 termos que permitam identificar o tema, diferentes das palavras usadas no título do trabalho separadas por ponto, podendo a revista modificá-los se necessário;

e) Texto principal:

􀂃 Introdução - explanação clara, objetiva e concisa, na qual são estabelecidos brevemente o problema, sua pertinência, relevância e os objetivos do trabalho.

􀂃 Material e Métodos - Descrever de forma objetiva e completa a natureza/tipo do estudo; dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa; população/sujeitos do estudo e seus critérios de seleção; material envolvido; métodos, técnicas e instrumentos adotados para a coleta de dados; tratamento estatístico/categorização dos dados e os procedimentos para análise. Nos trabalhos que envolvam animais e organismos geneticamente modificados deverá constar, obrigatoriamente, o número do protocolo de aprovação do Comitê de Bioética e/ou de Biossegurança, quando for o caso.

􀂃 Resultados - Apresentar de maneira clara, objetiva e em sequência lógica, utilizando ilustrações quando necessário. O material ilustrativo da revista compreende tabela (elementos demonstrativos como números, medidas, percentagens, etc.), quadro (elementos demonstrativos com informações textuais), gráficos (demonstração esquemática de um fato e suas variações), figura (demonstração esquemática de informações por meio de mapas, diagramas, fluxogramas, como também por meio de desenhos ou fotografias).

􀀹 Ilustrações - Nas tabelas e quadros, as legendas recebem inicialmente a palavra Tabela/Quadro, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e é referida no texto como tabela/quadro, mesmo quando se referir a várias tabelas ou quadros. Pode ser apresentada em espaçamento simples e fonte de tamanho menor que 12 (menor tamanho aceito é 8).

Nas figuras a legenda recebe inicialmente a palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e é referida no texto como Figura, mesmo se referir a mais de uma figura. As fotografias e desenhos com alta qualidade em formato jpg, devem ser também enviadas, em um arquivo zipado, no campo próprio de submissão.

Nota:

􀀹 Toda tabela e/ou figura que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, informação sobre a fonte (autor, autorização de uso, data) e a correspondente referência deve figurar nas Referências.

􀀹 As tabelas e figuras devem preferencialmente, ser inseridas no texto no parágrafo seguinte à sua primeira citação.

􀂃 Discussão - Discutir somente os resultados obtidos no trabalho. Deve-se confrontar com informações da literatura sobre o tema ressaltando-se aspectos novos e/ou fundamentais, as limitações do estudo e a indicação de novas pesquisas. (Obs.: As seções Resultados e Discussão poderão ser apresentadas em conjunto a juízo do autor, sem prejudicar qualquer das partes).

Nota:

O desenvolvimento do texto principal do artigo divide-se em secções e subsecções, seguindo a numeração progressiva das seções de um documento escrito, estabelecida pela ABNT NBR 6024:2003.

Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:

- aspas duplas para citações com até três linhas;
- as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 10 e sem aspas.
- todas as citações devem ser identificadas no corpo do texto, contendo os seguintes dados: Sobrenome do autor, ano de publicação da obra, número de página(s) da citação;
- aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;
- itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;
- as notas explicativas devem ser de pé de página, numeradas, e pede-se que sejam usadas com parcimônia.

􀂃 Conclusões - Devem apoiar-se nos resultados da pesquisa executada e vinculadas aos objetivos do estudo.

􀂃 Referências - Incluir apenas as mencionados no texto e em tabelas, gráficos ou ilustrações, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não-publicados e comunicação pessoal. Pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 5 anos e de artigos de periódicos publicados em revistas nacionais e internacionais, indexadas.

A lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto.

São adotadas as normas ABNT/NBR-6023 de 2002, conforme exemplos abaixo:

Publicação periódica como um todo

- REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-. Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.

- SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941-. Bimensal. ISSN 0035-0362.

Partes de revista, boletim, etc.

- DINHEIRO. São Paulo: Ed. Três, n. 148, 28 jun. 2000.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc.

- GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

- MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico

- VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

- SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 1998.

Artigo e/ou matéria de jornal

- NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico

- SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 1998.

Trabalho apresentado em evento

SOUSA, L. S.; PEREIRA, E. M.; SILVA, L.C. Avaliação de processos de automação de bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. 6., 1990, Belém. Anais... Belém: MEC/SESU-PNUB, 1990. v. 1, p. 14-16.


Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico

SABROSA, P. C. globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 4., 1998. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998, Mesa-redonda. disponível em: http://www.abrasco.com.br/. Acesso em: 17 jan. 1999.

Livro no todo

- DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito jurídico. São Paulo: Atlas, 1995.

- PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995. 136 p.

Parte de livro

HALLIER, Fredericks.; LIBERMAN, Gerald J. Game Theory. In:__________. Introducion to mathematical programming. 2nd ed. New York: McGraw-Hill, 1995. cap.11, p. 514-557.

Nota:

Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. Exemplo:
URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

􀂃 Glossário - Não obrigatório.
􀂃 Apêndice(s) - Não obrigatório.
􀂃 Anexo(s) - Não obrigatório.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre na Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.