Diretrizes para Autores
DIRETRIZES PARA AUTORES
A Revista Tema editada em fluxo contínuo (sistema rolling pass), em periodicidade quadrimestral, pelo Centro Universitário UNIFACISA, publica nas áreas das Ciências Humanas, Sociais, Tecnológica e da Saúde, trabalhos inéditos sob a forma de artigos livres, artigos para dossiê, revisões bibliográficas, relatos de experiência, ensaios e resenhas de livros, na língua portuguesa, inglesa e espanhola. O recebimento dos artigos para avaliação prevê as seguintes normas:
1-Cada autor (individualmente ou em coautoria) poderá submeter apenas um artigo por chamada da revista.
2-O número limite preferencial de autores não deverá ultrapassar a seis por manuscrito;
3-Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para reformulação por parte dos autores. Nesses casos, a equipe editorial, poderá solicitar quantas mudanças forem necessárias para a aceitação definitiva do texto.
4-O artigo encaminhado aos autores para reformulação deverá retornar ao Conselho Editorial no prazo máximo de 15 dias. Excedendo esse prazo será considerada nova submissão.
5-Se o artigo for aceito para publicação, a revista permite‐se introduzir ajustes de formatação. As modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas, somente serão incorporadas mediante concordância dos autores.
6-Os manuscritos resultantes de estudos que envolvem seres humanos deverão indicar os procedimentos adotados para atender a Resolução CNS 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, o número do protocolo de aprovação do projeto de pesquisa no corpo do texto, e encaminhar cópia do protocolo como documento suplementar.
7- Os trabalhos submetidos a publicação, os autores deverão encaminhar uma carta de submissão como documento suplementar que registre a responsabilidade pelo manuscrito e a transferência dos direitos autorais para a revista (modelos encontram-se em anexo, disponível em: "sobre" “Políticas” > “Modelo de Carta de Submissão de Trabalho”) assinada por todos.
8-Em caso de aceite do artigo, os direitos autorais a ele referentes, se tornarão propriedade da Revista Tema, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja conferida.
Nota: Não serão aceitas colaborações que não corresponderem às normas fixadas.
SEÇÕES
1- Artigos livres: textos analíticos ou de relatos completo de investigação científica teórica ou de campo, referente a temáticas de interesse da revista (15 a 25 páginas);
2- Artigos para Dossiê: textos ensaísticos ou analíticos temáticos, procedentes de estudos e pesquisas originais, encaminhados a convite dos editores e/ou por chamada aberta (15 a 50 páginas);
3-Revisão Bibliográfica: reflexão a respeito de fatos e ideias relevantes publicadas nos últimos anos sobre determinada área do conhecimento, que demonstre interpretação própria do(s) autor(es) (10 a 15 páginas);
4-Relato de experiência: descrição, análise e discussão de experiências vivenciadas de interesse e relevância para revista e que contribuam para a literatura da área (10 a 15 páginas);
5-Ensaio: interpretação crítica de assunto que contribua para o aprofundamento do conhecimento. O texto deve ser original, problematizador, antidogmático e sobressair o espírito crítico do autor (10 a 15 páginas);
6-Resenha: análise crítica de obras recentemente publicadas no Brasil ou exterior. Permite inserir comentários e opiniões; julgamento de valor; comparação com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero (até 05 páginas);
APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS
a) Título- apresentar em letras maiúsculas - com subtítulo em minúsculas, se houver -, em negrito, contemplar o conteúdo do artigo;
b) Autores- nome(s) completo(s) do(s) autor(es) colocados abaixo do título, acompanhado(s) de um breve currículo que o(s) caracterize na área de conhecimento do artigo. O currículo e o endereço eletrônico devem se apresentar em rodapé indicado por asterisco. Os trabalhos que não apresentarem o endereço eletrônico serão automaticamente recusados;
c) Resumo em língua original e inglesa (ou espanhola), com palavras em letras minúsculas. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, com limite de 150 e máximo de 250 palavras, incluindo espaços e em parágrafo único. Os artigos originais devem apresentar um resumo contendo: objetivos, método, resultados, discussão e conclusão. Os demais artigos devem apresentar nos seus resumos: introdução, objetivos, resultados, discussões e considerações finais;
d) Palavras-chave e Keywords (ou palavras clave)- abaixo do resumo, indicar de 3 a 5 termos que permitam identificar o tema, diferentes das palavras usadas no título do trabalho separadas por ponto e vírgula, e finalizadas com ponto, podendo a revista modificá-los, se necessário;
e) Formatação do texto: página formatada em tamanho A4, espaçamento de 3,0cm nas porções superior e esquerda, e 2,0cm nas porções inferior e direita; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5 (exceto nos elementos pré e pós-textuais, que seguem o espaçamento simples); recuo da primeira linha dos parágrafos em 1,5cm (exceto nas citações fora do corpo do texto); tópicos em caixa alta (sem negrito); subtópicos em caixa baixa e negrito; itens em caixa baixa, itálico e negrito; subitens em caixa baixa e itálico.
e) Texto principal:
□ Introdução - explanação clara, objetiva e concisa, na qual são estabelecidos brevemente o problema, sua pertinência, relevância e os objetivos do trabalho.
□ Material e Métodos - Descrever de forma objetiva e completa a natureza/tipo do estudo; dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa; população/sujeitos do estudo e seus critérios de seleção; material envolvido; métodos, técnicas e instrumentos adotados para a coleta de dados; tratamento estatístico/categorização dos dados e os procedimentos para análise. Nos trabalhos que envolvam animais e organismos geneticamente modificados deverá constar, obrigatoriamente, o número do protocolo de aprovação do Comitê de Bioética e/ou de Biossegurança, quando for o caso. Nos trabalhos de natureza argumentativa, mormente nas pesquisas bibliográficas, deve ser retratado o desenvolvimento, embasado nos referenciais teóricos.
□ Resultados - Apresentar de maneira clara, objetiva e em sequência lógica, utilizando ilustrações quando necessário. O material ilustrativo da revista compreende tabela (elementos demonstrativos como números, medidas, percentagens, etc.), quadro (elementos demonstrativos com informações textuais), gráficos (demonstração esquemática de um fato e suas variações), figura (demonstração esquemática de informações por meio de mapas, diagramas, fluxogramas, como também por meio de desenhos ou fotografias), todos estes figurando no corpo do texto.
□ Ilustrações - Nas tabelas e quadros, as legendas recebem inicialmente a palavra Tabela/Quadro, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e é referida no texto como tabela/quadro, mesmo quando se referir a várias tabelas ou quadros. Pode ser apresentada em espaçamento simples e fonte de tamanho menor que 12 (menor tamanho aceito é 8).
Nas figuras a legenda recebe inicialmente a palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e é referida no texto como Figura, mesmo se referir a mais de uma figura. As fotografias e desenhos com alta qualidade em formato jpg, devem ser também enviadas, em um arquivo zipado, no campo próprio de submissão.
Nota:
□ Toda tabela e/ou figura que já tenha sido publicada deve conter, abaixo da legenda, informação sobre a fonte (autor, autorização de uso, data) e a correspondente referência deve figurar nas Referências.
□ As tabelas e figuras devem preferencialmente, ser inseridas no texto no parágrafo seguinte à sua primeira citação.
□ Discussão - Discutir somente os resultados obtidos no trabalho. Deve-se confrontar com informações da literatura sobre o tema ressaltando-se aspectos novos e/ou fundamentais, as limitações do estudo e a indicação de novas pesquisas. (Obs.: As seções Resultados e Discussão poderão ser apresentadas em conjunto a juízo do autor, sem prejudicar qualquer das partes).
Nota:
O desenvolvimento do texto principal do artigo divide-se em secções e subsecções, seguindo a numeração progressiva das seções de um documento escrito, estabelecida pela ABNT NBR 6024:2003.
Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:
- aspas duplas para citações com até três linhas;
- as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 11 e sem aspas.
- todas as citações devem ser identificadas no corpo do texto, contendo os seguintes dados: Sobrenome do autor, ano de publicação da obra, número de página(s) da citação (quando houver);
- aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;
- itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;
- as notas explicativas devem ser de pé de página, numeradas, e pede-se que sejam usadas com parcimônia.
□ Conclusões - Devem apoiar-se nos resultados da pesquisa executada e vinculadas aos objetivos do estudo.
□ Referências - Incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos ou ilustrações, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não-publicados e comunicação pessoal. Pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 5 anos e de artigos de periódicos publicados em revistas nacionais e internacionais, indexadas.
A lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto.
São adotadas as normas ABNT/NBR-6023 de 2002.
□ Glossário - Não obrigatório.
□ Apêndice(s) - Não obrigatório.
□ Anexo(s) - Não obrigatório.