INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS NA CAPACIDADE PARA O TRABALHO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Emanuelle Silva de Mélo, Thais Morais de Medeiros, Alecsandra Ferreira Tomaz

Resumo


O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre idade, sexo, jornada de trabalho, tempo de profissão e a capacidade para o trabalho de professores de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Para tanto, utilizou-se o estudo descritivo, transversal e quantitativo, do qual participaram 89 professores de 6 departamentos da área da saúde. Foram aplicados um questionário para caracterização sociodemográfica e o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial. Observou-se a prevalência de docentes do sexo feminino (59,6%), com cônjuge (64,0%) e com filhos (77,5%) e média de idade de 47,74 anos (DP±8,08). Os docentes avaliaram sua capacidade para o trabalho atual entre 6 e 10 pontos, quando comparada com a melhor que já tiveram em toda a vida. Pelo escore do ICT, 70,8% consideraram sua capacidade como boa. A maioria (91,01%) apresenta algum tipo de lesão/patologia diagnosticada, porém não há registro de impedimento para o trabalho. Logo, os professores possuem boa capacidade para o trabalho, havendo associação estatisticamente significativa apenas com o tempo de serviço da profissão (p=0,006).

Palavras-chave


Docentes; Índice de Capacidade para o Trabalho; Doenças

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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