QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DE UM PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Augusto Ferreira Ramos Filho

Resumo


As organizações devem considerar a qualidade para garantir a sobrevivência no mercado competitivo. A qualidade se apresenta como um grande desafio para as organizações devido ao caráter subjetivo com que é percebido pelos clientes. Uma das formas de percepção subjetiva da qualidade é a adoção de práticas socialmente corretas e solidárias. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou
analisar o grau de satisfação dos alunos egressos de 2008 e 2009 de um programa de responsabilidade social empreendido por uma indústria têxtil na cidade de Campina Grande - PB. O modelo metodológico utilizado foi um estudo de caso, seguido de pesquisa descritiva, aplicada, bibliográfica, de campo, quantitativa e qualitativa, envolvendo uma amostra de 23 alunos egressos, ou seja, 57,5% do universo. O instrumento, utilizado, foi um questionário composto por 10 questões fechadas, sendo 03 sobre o perfil dos egressos e 07 sobre satisfação e qualidade dos serviços. Quanto ao nível de satisfação dos alunos egressos com relação à qualidade do curso oferecido, quase todos os indicadores foram favoráveis, o que comprova um nível de
satisfação aceitável. Entretanto, verifica-se que a maioria dos egressos se encontra fora do mercado de trabalho o que instiga a contínua preocupação dos responsáveis pelo programa de melhorar seus processos.

Palavras-chave: Qualidade. Serviço. Qualidade em serviço. Responsabilidade social.


Palavras-chave


Qualidade; Serviço; Qualidade em serviço; Responsabiliade social.

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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