UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA CONTABILIDADE RURAL NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE JOÃO PESSOA – PB

Danúbia Leite Ferreira, José Eronildo Barbosa do Carmo, Wenner Gláucio Lopes Lucena

Resumo


     Esta pesquisa tem como objetivo analisar a metodologia de ensino utilizada na disciplina de Contabilidade Rural, nos cursos de Graduação em Ciências Contábeis, em 7(sete) Instituições de Ensino Superior de Ciências Contábeis em João Pessoa – PB, por meio de levantamento de dados, visando conhecer os métodos e as técnicas utilizados pelos docentes. Para execução deste trabalho, foram aplicados questionários aos docentes destas instituições, com base nos procedimentos que eles utilizavam em sala de aula. Procurou-se investigar sobre a distribuição do conteúdo programático, sobre a qualificação do corpo docente, a bibliografia adotada e a metodologia de ensino aplicada. Dos resultados obtidos, constatou-se que das instituições de ensino pesquisadas, 14% apresentam em sua grade curricular a disciplina Contabilidade
Rural, dando enfoque, ao conteúdo programático agricultura e pecuária. Do corpo docente, 50% atuam no ensino há mais de 3 anos e possuem experiência prática em escritórios de contabilidade, fato este, que revela a utilização da teoria e da prática contábil, e apenas 25% obedecem ao regime de dedicação exclusiva.

Palavras-chaves: Contabilidade Rural. Agronegócio. Instituições de Ensino. Docentes.


Palavras-chave


Contabilidade Rural; Agronegócio; Instituições de Ensino; Docentes

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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