CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA

Thayane Maria Deodato Cavalcante, Sylvia De Chiaro, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro

Resumo


Perspectivas sócio-históricas da Psicologia postulam que a atividade humana é capaz de emancipar o indivíduo criando possibilidades de desenvolvimento pessoal e contribuindo para a transformação positiva da sociedade. Entretanto, ao mesmo tempo em que edifica o indivíduo, as ações humanas podem, inversamente, dificultar a negociação de significados e gerar alienação em lugar da conscientização. Este artigo tem como objetivo discutir aspectos da construção de sentidos gerados a partir das escolhas profissionais de jovens de um município da Zona da Mata de Pernambuco, Brasil. Coletaram-se os dados da pesquisa utilizando a técnica de grupo focal e a partir da produção de um texto escrito pelos participantes. As análises dos resultados sugerem que os discursos dos estudantes carregam vários sentidos produzidos que determinam o momento da escolha profissional, levando-os, em sua maioria, a reproduzir um modelo de discurso e de atividade que acaba por dificultar os processos de constituição enquanto indivíduos críticos e reflexivos. Conclui-se que é necessário tornar a escola um espaço de reflexão, onde esses jovens possam ter acesso a informações e discutir criticamente sobre a imposição de sentidos hegemônicos, para alargar suas possibilidades e potencializar oportunidades de realização profissional.

Palavras-chave


Psicologia social; Orientação Vocacional; Escolha da profissão; Adolescente

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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