ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA PARA A FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO NO SETOR DE CONFECÇÕES

Virgínia do Socorro Motta Aguiar

Resumo


     Uma das principais características do atual ambiente de negócios e de gestão tem sido a atuação sob a forma de novos arranjos organizacionais, baseados na prática de princípios das redes sociais como a cooperação, as parcerias, as associações. Dentre estes arranjos destaca-se os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e as práticas dos consórcios de exportação capazes de gerar maior competitividade das empresas e desenvolvimento local. Neste sentido, é necessário conhecer as formas de funcionamento e as suas implicações para o seu desenvolvimento e consolidação. A partir destas considerações, o presente artigo tem como objetivo identificar um conjunto de fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso dos consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil. Em termos metodológicos, depois de identificados os fatores de sucesso e de fracasso para redes e para consórcios de exportação na literatura, foi realizado um estudo de caso
múltiplo entre duas experiências de consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil, utilizando as técnicas da observação não participante e realização de entrevistas com os empresários do setor e lideranças locais. Os resultados obtidos mostram que o sucesso em consórcios de exportação dependem da existência de uma orientação estratégica com respeito à constituição de alianças e de uma forma mais dinâmica de governança, capazes de articular de forma coesa e harmoniosa todos os diversos integrantes da rede,
considerando as suas necessidades e interesses específicos.


Palavras-chave: Competitividade. Redes Interorganizacionais. Consórcios de Exportação.


Palavras-chave


Competitividade; Redes Interorganizacionais; Consórcios de Exportação

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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