FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A QUALIDADE EDUCACIONAL

Fatima Maria Leite Cruz, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro

Resumo


Este artigo discute, em particular, a formação de professores que ensinam matemática, estabelecendo relações com a ideia de que a qualidade educacional pode ser conceituada como resultante de dimensões complexas. O artigo teve como base um estudo documental bibliográfico de pesquisas que investigaram a formação de professores e a qualidade educacional focalizando, sobretudo, o contexto da educação matemática. A discussão teórica problematiza concepções de qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática escolar, focando tanto a perspectiva técnico-instrumental da qualidade, quanto o sentido de inovação pedagógica. As reflexões que emergiram das analises indicam que predomina o sentido de qualidade na educação como redenção para as melhorias da educação escolar. Todavia faz-se preciso compreender o discurso de qualidade na educação considerando outros fatores. Em particular, as reflexões sobre a formação de professores que ensinam matemática sugerem que é necessária a construção de concepções de qualidade que não se limitem às avaliações dos resultados dos desempenhos dos alunos nesta disciplina.

Palavras-chave


Professores que ensinam matemática; Qualidade educacional; Inovação na educação.

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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