INVISIBILIDADE DAS MULTISSERIADAS: ENTRE A LIBERDADE AGONÍSTICA E A CRIATIVIDADE

Mari Teresinha Alminhana Panni, Claudia Glavam Duarte

Resumo


Este artigo tem por objetivo problematizar a invisibilidade das classes multisseriadas e o processo de criação, invenção dos docentes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Martins Correa Filho em Santo Antônio da Patrulha/RS. Para realização do estudo foram feitas observações em duas turmas multisseriadas e entrevistas com dois professores e o diretor. Para entender e analisar as problematizações, foram utilizadas ferramentas conceituais advindas da obra de Michel Foucault. Nas análises, destaca-se a invisibilidade das classes multisseriadas que se materializa na falta de acesso a teorias específicas, no silenciamento desta forma de organização durante a formação acadêmica dos docentes, como também, no respaldo da Secretaria de Educação do Município. No entanto, tal lacuna tem provocado certa liberdade na elaboração de ações pedagógicas criativas, pois os professores inventam e fazem uma docência pautada no artistar. Tais invenções fissuram as normas engessadas do currículo de matemática e do modelo seriado, fazendo surgir novas formas de implementar educação. Porém, o modelo seriado produz algumas amarras, criando tensões no trabalho docente. Isto faz com que, muitos educadores experimentem uma liberdade agonística.

Palavras-chave


Multisseriação; Seriação; Currículo; Matemática

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TEMA - Revista Eletrônica de Ciências

 

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